domingo, 17 de julho de 2011

POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento da sua obra, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas. É comum pensar que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética. Grave erro, pois o Arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras idéias até a entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra. 

Um bom projeto arquitetônico tira partido do terreno, aproveitando a sua declividade ou seu aclive, reduzindo custos com terraplanagem, também reduz possibilidade de erros comuns como má localização de peças sanitárias, falta de tomadas, excesso de corredores, dentre outras falhas comuns. 

 O Arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de eventuais sinistros. Também é ele o responsável por cumprir todas as exigências legais, assim como zelar pelo perfeito funcionamento das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra, conforme determinado pelo código civil. 

O valor gasto com "Projetos e Aprovações" equivale a etapas como "Instalações Elétricas" ou "Pintura", sendo menor quando comparado a itens como "Instalação Hidráulica". Nesta porcentagem (5 a 12%) estão calculados custos com Arquiteto, Engenheiro Civil, Decorador, Topógrafo, taxas municipais e despesas com cópias, sendo ao arquiteto, destinado apenas uma fatia desta porcentagem.

A arquitetura é uma profissão bastante complexa e abrange diversas áreas como magistério, consultoria, perícia e execução de obras. Além do projeto de arquitetura em si, o Arquiteto está apto a elaborar e gerenciar também os projetos de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo. 
 
Assim sendo, contrate um bom arquiteto, valorize o seu investimento com um projeto personalizado e não pense em vendê-lo tão cedo! O custo com o corretor é muito maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário