quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas para iluminar com economia

Conceitos de Eficiência e Economia com Luz. Provavelmente estas não são as primeiras palavras que vêm a sua mente quando você pensa em comprar lâmpadas para iluminar sua casa .Geralmente você está pensando em beleza e destaque para sua decoração ou ainda em deixar a casa clara e bem iluminada.

Eficiência

A eficiência de uma lâmpada é a maneira como ela consome energia elétrica. Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda esta energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto. 





As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactas  (economizadoras de energia) tem outra maneira de funcionar, produzindo mais luz e emitindo pouco calor. Então, podemos dizer que uma lâmpada é mais eficiente à medida que a maior parte da energia consumida por ela é destinada à produção de luz.

Utilize em luminárias embutidas ou spots as lâmpadas incandescentes refletoras, que possuem o facho de luz dirigido, com maior aproveitamento da luz produzida e direcionando o calor gerado para o facho de luz, não causando superaquecimento na luminária. 










Outra opção seria utilizar lâmpadas fluorescentes compactas sem o reator integrado, para melhor aproveitamento físico da luz produzida, ficando sobre o forro, o reator.

Economia

Pinte o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica.

Estima-se que a iluminação seja responsável por uma pequena parcela do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%).

Porém esta parcela pode ser ainda mais reduzida com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de alta tecnologia. Isso sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil maior que as lâmpadas incandescentes.

Lampadas

As lampadas incandecentes consomem mais energia que as lâmpadas fluorescentes, mas se você souber escolher a lâmpada correta para cada tipo de luminária, poderá racionalizar o consumo e usufruir do conforto de qualidade de luz que elas proporcionam ao ambiente.

São as mais indicadas para deixar um ambiente acolhedor e requintado.

Não utilize lâmpadas incandescentes transparentes embutidas dentro de luminárias ou de forros, pois elas perderão parte de sua luz para o interior do local onde estiverem embutidas.

Lâmpadas leitosas perdem parte da luminosidade e emitem menos luz para o ambiente, consumindo o mesmo valor.

As lâmpadas, em sua maioria, devem ser instaladas protegidas contra choques térmicos e umidade.

Quantos Kw consome uma lâmpada por hora?

Basta dividir a potência da lâmpada por 1000 que terá o consumo em 1 hora de uso.

Dicas de economia de energia

• Não deixe luzes acesas em cômodos sem ninguém

• Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

• Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares nos locais em que elas fiquem acesas mais de 3horas por dia. Além de consumir menos energia elas duram cerca de 6 a 10 vezes mais que as incandescentes.

• Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

• Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

• Pinte de cores claras as paredes internas e o teto de sua casa, assim você poderá utilizar lâmpadas de menor potência para iluminar os ambientes.

• Antes de comprar, pesquise pela internet. Procure as sugestões de sites dos fabricantes, para que possa saber mais sobre uso, instalação, consumo e potência.


Utilizar lâmpada de 220V na tensão 110V economiza energia?

Para qualquer lâmpada Incandescente, a saída de luz, potência e a vida dependem da tensão na qual a lâmpada é operada.

Concluindo, se a preocupação é APENAS com o consumo de energia, estaríamos gastando 26W, para ter a luz de uma lâmpada de 15W, ou seja estaríamos desperdiçando cerca de 11W. Ou seja, se o nível de iluminação está adequado às suas necessidades e a lâmpada está em local de fácil acesso, poderá economizar muito mais trocando a lâmpada de 60W 220V para uma de 15W 127V.

Evidentemente, trocando por uma fluorescente compacta de 7W irá obter mais luz e economizará ainda mais.


A escolha da lâmpada

Para uma melhor escolha da lâmpada na hora da compra verifique a tonalidade ou a temperatura de cor.
A lâmpada poderá possuir temperatura de cor que basicamente são de:
o 6.500K (aparência de cor FRIA, branca-azulada).

Lâmpadas com aparência de cor azulada, passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo. Indicado para locais como: cozinha, banheiros, ambientes hospitalares e outros.
o 4.000K (aparência de cor NEUTRA, branca-neutra).

Lâmpadas com aparência de cor branca, iluminam o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor do local.
o 2.000K (aparência de cor QUENTE, branca-amarelada).

Lâmpadas com aparência de cor branca-amarelada, passam a sensação de ambiente quente, aconchegante e calmo. Indicado para locais como: sala de estar, quartos, hall e outros.


Fonte: www.fazfacil.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário