quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto Residencial Multifamiliar

Projeto proposto para duas familias utilizando uma área de lazer comum.
Com estilo contemporâneo, a residência apresenta formas marcantes, utilizando diversos materiais como: alvenaria, revestimento em pedra, vidro e alumínio.
No último pavimento foi feito um terraço aproveitando toda ventilação dominante.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dicas de decoração

Apartamento pequeno



A primeira coisa a fazer é pintar todas as paredes de branco. O uso de cores não é proibido, mas nem muito recomendado pois precisa de cautela para não pesar o ambiente. O segundo truque é uma cortina quase inexistente. (São painéis que ficam embutidos quando abertos.)


Espelho voltado para a janela amplia o ambiente. E uma mesa do tamanho certo dá mais espaço de circulação.


 Neste apartamento, o quarto de casal é tão pequeno que não sobrou espaço para o  guarda roupas. O problema foi atenuado mais uma vez com armários aéreos.


                 E a cozinha é em formato de corredor 

Aqui você encontra dicas e sugestões veja mais: http://bit.ly/niGGUr

Reaproveitar a água da chuva


Como reaproveitar a água da chuva?

O armazenamento pode ocorrer em cisternas ou em tanques subterrâneos.  A água que cai sobre a cobertura das residências pode ser bem utilizada, mas que para isso a casa precisa de calhas para encaminhar a chuva, a calha direciona a água até tubos de queda ligados diretamente a uma cisterna ou encanadas até elas, porém, antes de chegar a essas cisternas, há necessidade de filtros para que, o material que possa vir junto com a água, como folhas de árvores, sujeiras e sementes não entrem na cisterna junto com a água.
Os edifícios também podem ter locais para se reaproveitar a água da chuva,  é importante observar que em prédios, temos que projetar um reservatório inferior para aprovação junto às prefeituras e, deveria também, por lei, ser projetada uma cisterna para aproveitamento da água da chuva. Em residências, o local da cisterna pode ser embaixo de uma varanda, de uma garagem ou ate mesmo na cobertura, quando o espaço permite.

Onde posso usar esta água?

· Em vasos sanitários;
· Quando você for regar o jardim e a horta;
· Na lavagem de carros e de pátios;
· Em condomínios onde há espaço para lazer;
· Para lavar vidros e coisas dentro de casa;
· Para lavar roupas;

Como funciona?

A cisterna, além do filtro antes da entrada,  precisa ter  dentro dela um motor, que vai impulsionar água até um reservatório superior.  Isso deve ser feito quando a cisterna estiver no térreo, ou até uma torneira de jardim, por exemplo. E no reservatório superior há a necessidade de uma bóia elétrica o que vai avisar a cisterna de que o seu nível esta baixo, acionando assim a bomba d'água, para que ela envie água até lá.  Esse reservatório superior pode ser muito útil se você for usar a água para vasos sanitários, mas se for só para lavagem e regar o jardim, a bomba é acionada somente quando você ligar a torneira e o disjuntor que ativa a bomba.  Em casos de estiagem, o sistema tem que prever a entrada de água neste reservatório, para que o sistema funcione sem problemas.

Alguns benefícios do uso da água da chuva:

· Aproveitar um recurso disponível, que não tem custo nenhum e que economiza na conta da água;
· Contribui para reduzir as enchentes;
· É uma forma de educação ambiental para as crianças.

( veja mais http://bit.ly/ndttVw )

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conversando sobre Área de lazer

                                               Clique na Imagem para ampliá-la 


Projetos de áreas de lazer em residências  localizadas (1) Bairro Mônaco ; (2) Mendonça Furtado e (3) Vila Amazonas.

As áreas de lazer estão ganhando cada vez mais destaque dentro das casas. A busca por comodidade fez com que os projetos de descanso ocupassem mais espaço, móveis mais confortáveis e, agora, a presença de jardins. 
Quanto maior a área de lazer, mais fácil fica brincar com os elementos dentro dos ambientes. É importante prestar atenção ao tamanho do imóvel, pois a área de lazer está relacionada a sua dimensão. Com jeitinho, até mesmo o dono de uma pequena residência pode ter um canto só dele para ler um livro ao céu aberto, uma pequena churrasqueira ou um modesto jardim - que farão toda a diferença.  
Um exemplo são os jardins verticais são mais que tendência, vieram pra ficar e tem tudo haver com os tempos modernos e futuros. São peças coringas, combinam com qualquer ambiente, otimizam espaços e contribuem para o clima da casa. 
Observe os tons mais sóbrios para um ambiente mais sofisticado e tons mais cítricos para uma casa de praia porque criam um ambiente mais despojado que levam à descontração. Não pode faltar a preocupação com o conforto, escolhendo mobiliários confortáveis e que sugiram uma tranqüilidade. (veja mais: http://bit.ly/psdQxI)